Pontos Turísticos

Pontos Turísticos do Município.

ECO MUSEU

Ecomuseu de Pacoti Implantado pelo projeto "Jovem Explorador" em parceria com a comunidade que busca incentivar a iniciação científica entre estudantes de ensino médio da rede pública estadual, é um espaço de exposições e palestras sobre o patrimônio cultural e natural de Pacoti e região serrana. Na perspectiva da nova museologia, um ecomuseu não se restringe a um edifício e coleção, mas considera todo um território e o patrimônio que nele existe e resiste. Portanto, a sede física do ecomuseu, o primeiro construído com plástico reciclável do país, é apenas um ponto de partida para explorações históricas e ecológicas.

 

Deixe seu comentário

OUTROS PONTOS TURISTICOS
#turismo

SÍTIO SÃO LUIZ

Sítio São Luís Construída para romper os séculos e atravessar gerações, com sua arquitetura suave e imponente, a Casa do Sítio São Luís é herança visível dos tempos áureos do Café na Serra de Baturité. Pela narrativa dos proprietários, histórias contextualizadas na tradição do cultivo do café, no Ceará e no Brasil, são reveladas aos visitantes enquanto percorrem os ambientes da Casa. A cozinha do Sítio São Luís é uma atração à parte: o fogão à lenha, o tacho de cobre, as panelas de barro, a chaleira fumegante… e o aroma de deliciosas e antigas receitas, do bolo de café, do pão, da ricota e das geleias, que são apreciadas no salão próximo aos arcos da varanda, ao som de boa música. Ao café arábica colhido nas matas do próprio sítio foi dado o nome de Café Carmen, uma referência amorosa à matriarca e personagem mais longeva da Família. “Uma casa grande construída de tijolo, cercada de colunas de alvenaria, com cinco portas de frente…” era assim mencionada a Casa do Sítio São Luís, na primeira escritura a fazer referência a ela, datada de mil oitocentos e antigamente. Com uma arquitetura ímpar, a robustez e suavidade dos arcos que a envolvem impressionam e agradam ao olhar de quem dela se aproxima. Imaginar um tempo de caminhos sendo abertos e por onde passavam somente transportes de tração animal; imaginar a produção manual de cada tijolo e de cada telha ali mesmo, no entorno; imaginar o entalhar das madeiras de cada porta de cedro, com as bonitas bandeirolas de ferro acima delas; imaginar a mistura da argamassa num tempo que não existia concreto. Saber que naquela casa realizaram-se casamentos, batizados e festas até ao raiar do dia. ( Fechando-se os olhos ainda pode-se escutar alguns risos! ); Saber que havia um quarto sem janelas onde dormiam as filhas do Coronel. Saber que ali viveu, por 60 anos, uma cozinheira que chegou ainda criança, e quando foi embora não havia como trancar a casa pelo lado de fora. Imaginar quantas crianças passaram a correr por ali e de repente deparar-se com outras tantas a correr novamente. Pensar em alguns desses detalhes, ao adentrar esta velha casa de inegável beleza, é um legítimo bilhete para uma viagem no tempo. E você está convidado a fazê-la! Hoje, num novo ciclo de vida, a Casa do Sítio São Luís abre-se à visitação turística. Seja bem-vindo a um passeio pela História! Sítio São Luís – desde 1858

#turismo

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição A capela primitiva construída em 1862 passou por sucessivas reformas e ampliações até tornar-se o imponente templo que se destaca no verde do centro histórico da “Princesinha da Serra”. Tornou-se matriz em 1885, quando da criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Pendência (antigo nome de Pacoti) tendo como primeiro vigário o Padre Constantino Gomes de Mattos. A acolhedora igreja preserva em seu interior bela coleção de elementos da arquitetura sacra, incluindo o coro, campanário e altar-mor original. Em uma das naves laterais encontra-se sepultado o Padre Kiliano, religioso alemão de saudosa memória, que por cinco décadas foi além de sua missão pastoral, contribuindo para com o desenvolvimento social de Pacoti.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito